Programa Institucional de Bolsas de Estágio – PIBE

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS DE ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO – PIBE

O PIBE é um programa administrado pelo DIP que define e distribui o número de bolsas de estágio não obrigatório a serem oferecidas no âmbito da UFSC. O orçamento para determinar o número de bolsas inclui, além do pagamento das bolsas, outras vantagens para o estagiário, como seguro contra acidentes pessoais, auxílio transporte pago em pecúnia e recesso remunerado.

A cada ano é lançado edital para que o servidor, técnico-administrativo ou docente, possa solicitar bolsas para estagiários atuarem em campo de estágio da UFSC sob sua supervisão durante o ano seguinte.

São consideradas solicitações para bolsa de estágio não obrigatório as propostas com programa de atividades de estágio com enfoque na demanda institucional voltado para a formação profissional.

O processo de solicitação e análise das propostas é efetuado por meio do sistema pibe.sistemas.ufsc.br e a distribuição das bolsas cabe a uma comissão designada pela Pró-Reitoria de Graduação e Educação Básica, tanto para as demandas das unidades universitárias quanto das unidades administrativas da UFSC.

Atendendo ao disposto na Resolução Normativa nº 73/2016/CUn, ficam reservados 10% das bolsas aos estudantes com deficiência e outros 10% para estudantes que atuem diretamente na promoção de acessibilidade. Nos casos das bolsas para estudantes com deficiência e promoção de acessibilidade no ensino superior a análise e deferimento são efetuados pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE), vinculada à Pró-Reitoria de Ações Afirmativas e Equidade (PROAFE).

Para informações sobre o PIBE:
pibe@contato.ufsc.br ou dip.prograd@contato.ufsc.br