Programa Institucional de Bolsas de Estágio – PIBE

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSAS ESTÁGIO NÃO OBRIGATÓRIO (PIBE)

O DIP tem a responsabilidade de elaborar o planejamento do número de bolsas de estágio não obrigatório a serem oferecidas, bem como organizar a distribuição destas bolsas em campos de estágio da UFSC. O orçamento para determinar o número de bolsas inclui, além do pagamento das bolsas, outras vantagens para o estagiário, como seguro de vida, auxílio transporte pago em pecúnia e recesso remunerado.

É lançado edital para que o servidor, técnico-administrativo ou docente, possa solicitar bolsas de estágio não obrigatório para atuação em campo de estágio da UFSC sob sua supervisão durante o ano seguinte.

São consideradas solicitações para bolsa de estágio não obrigatório as propostas com programa de atividades de estágio com enfoque na demanda institucional voltado para a formação profissional.

O processo de solicitação e análise das propostas é efetuado por meio do sistema www.pibe.ufsc.br e a distribuição das bolsas é de responsabilidade de uma comissão designada pelo Pró-Reitor de Graduação, tanto para as demandas das unidades universitárias e das unidades administrativas da UFSC.

Atendendo ao disposto na Resolução Normativa nº 73/2016/CUn, ficam reservados 10% das bolsas aos estudantes com deficiência e outros 10% para estudantes que atuem diretamente na promoção de acessibilidade. Nestes casos, a análise e deferimento são efetuados pela Coordenadoria de Acessibilidade Educacional (CAE), vinculada à Secretaria de Ações Afirmativas e Diversidades (SAAD).