Como firmar convênio direto para oferecer estágio a alunos da UFSC

Procedimentos para concedentes de estágio celebrarem CONVÊNIO DIRETO com a UFSC – sem intermediação de Agente de Integração (AGI).

A Resolução Normativa nº 73/2016/CUn, de 7 de junho de 2016, artigo 9º, II, condiciona a realização de estágios pelos alunos de Graduação da UFSC à celebração de termo de convênio para formalizar a cooperação mútua entre a Universidade e a concedente de estágio.

Organizações e Profissionais Liberais que não têm convênio de estágio vigente com a UFSC devem acessar nosso portal (http://portal.estagios.ufsc.br/formularios/), baixar o modelo de convênio adequado, providenciar o preenchimento (partes em vermelho), assinaturas (representante e testemunha da concedente) e enviar o documento em PDF (todas as páginas em um único arquivo PDF) para o e-mail do DIP (dip.prograd@contato.ufsc.br) com cópia para daniela.marques.a@grad.ufsc.br .

Lembrando que:

  • se a concedente for profissional liberal, deverá enviar no mesmo e-mail uma cópia do Registro no Conselho Profissional;
  • se for Produtor(a) Rural ou Tabeliã(o), deverá anexar um comprovante de situação cadastral ativa no CEI, Inscrição Estadual ou afins.

Após análise do(s) documento(s), se estiverem de acordo, realizaremos o cadastro do convênio no SIARE e daremos um retorno sobre a situação.

A partir daqui o(a) estudante já pode acessar o sistema (https://siare.sistemas.ufsc.br/) e emitir o pedido de estágio, o qual passará pela avaliação da coordenadoria de estágios do curso.

ASSINATURAS

Enquanto não retornarem as atividades presenciais, serão aceitos documentos de estágio com assinatura híbrida. Em resumo, desde que todas as partes estejam de acordo, as assinaturas podem ser feitas em sistemas e formatos diferentes.

Os convênios de estágio e Termos de Convênio Simplificados (TCSs) devem adotar preferencialmente a assinatura Gov.BR (verifique aqui se sua conta no Gov.br está validada para utilizar a assinatura digital. Se ainda não tiver validado, siga as etapas disponíveis AQUI).

Caso não seja possível, pode-se adotar outra ferramenta de assinatura eletrônica ou, ainda, assinatura física e encaminhamento do arquivo digitalizado para dip.prograd@contato.ufsc.br. A UFSC assinará utilizando Assin@UFSC ou Gov.BR.

Dúvidas sobre o assunto podem ser enviadas para dip.prograd@contato.ufsc.br